segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Sem Água não tem vida e com pouca água não existe desenvolvimento

Resultado de imagem para agua










O governo Federal investiu em Reforma Agrária no município de Carnaubais, só na região Oeste do nosso município foram implantados 7 assentamentos: Planalto, Ligação, Canto Comprido, Vassouras, Canto das Pedras, Morado do Sol e Cavaco. Sua população era  composta por 350 famílias, que receberam uma terra, uma casa, eletrificação,  e o mínimo de investimentos. Foi perfurados poços em todos os assentamentos, só que em 5 deu água salobra, mas com um dessalinizador daria água de condições para consumo humano. Mas a sensibilidade do ex-presidente Lula, investiu 13 milhões de reais em um poço, adutora e caixas d'água, e entregou ao município, onde funcionou levando vida e esperança por 7 anos  seguidos.

Após as famílias estarem aumentando o seu rebanho bovino, ovino e suíno, dando início a irrigação em seus quintais, apareceu um problema na bomba do poço Bam, que nem chegou a quebrar, apenas diminuiu a quantidade d'água puxada pela mesma. Pararam o poço e o prejuízo e desesperança tomou conta dos assentados, pois uma água colocada por carro pipa em cisternas garante apenas  água para o consumo humano, porém não gera desenvolvimento na atividade agropecuária.

Insensíveis com o sofrimento dos agricultores, a bomba do poço BAM está a 1 ano e 8 meses que por ordem foi parada e não abasteceu mais a adutora, causando grande prejuízo aos seus moradores, que viram suas plantas morrer, desfizeram de seus animais, famílias foram embora. Abandonaram o poço Bam que produzia 150 mil litros d'água hora, e estão iludindo os moradores com um poço que não tem a mínima condições de abastecer o sistema, pois a sua capacidade de evasão é apenas de 15 mil litros d'água por hora. É uma pena o que estão fazendo com os nossos agricultores.

FONTE; JUSCELINO FRANÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário