quinta-feira, 21 de abril de 2016

Seis frases de Guardiola que podem ser de liderança, auto-ajuda ou motivação


Josep Guardiola é uma estrela mundial. Ganhou fama e reconhecimento como técnico depois de comandar um time brilhante do Barcelona que serviu de base para o título mundial da Espanha na Copa do Mundo de 2010. Ajudou Messi a ser o melhor do mundo. Com esse currículo, Pep tem muita coisa a ensinar, e uma delas é a liderar pessoas.

As frases a seguir foram retiradas de passagens de sua biografia ou de entrevistas do espanhol ao longo da carreira de treinador. Elas retratam o perfil de liderança do técnico espanhol, motivação e auto-ajuda.
1) “Eu perdoarei os jogadores se eles não puderem fazer algo direito, mas não perdoarei se eles não tentarem para valer"
Gestor de jogadores como Messi, Ibrahimovic, Henry e Robben, ele diz que encarou até as maiores estrelas como pessoas “normais”:
2) “Não estou lidando com jogadores, estou lidando com pessoas. Eles têm medos. Preocupam-se em falhar e parecerem bobos na frente de 80 mil pessoas. Eu tenho que fazê-los ver que sem uns aos outros eles não são nada
Guardiola venceu muito, mas também perdeu. E aprendeu com isso:
3) “Essa é a beleza do esporte: às vezes você sorri, às vezes você chora"
O treinador espanhol também recomenda autenticidade. Nada de fingir ser diferente só para satisfazer os outros:
4) “Não é possível agradar todo mundo e não faz sentido tentar ser outra pessoa que esperam de você. Para mim, é importante ser quem eu sou, não apenas diferente, mas ser o mais autêntico que eu puder"
A paciência é outra ferramenta que tem muito espaço na conduta de Guardiola:
5) “Eu sento, assisto a vídeos e tomo notas. É quando a inspiração vem. Nesse momento a minha profissão faz sentido. No instante em que eu sinto, com certeza, que sei como ganhar, é o momento em que meu trabalho se torna verdadeiramente significativo"
Com tanta convicção em seu trabalho, o treinador tem uma dica final:
6) “Aprendi que quando você está certo você deve lutar contra o mundo todo"
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário