sábado, 31 de janeiro de 2015

Testosterona e o Aumento de Massa Muscular

O testosterona é o principal hormônio androgênico e anabólico, sendo produzido naturalmente pelo organismo masculino (testículos) e em menor quantidade pelos ovários e glândulas supra-renais na mulher. É sintetizado a partir da degradação do colesterol (gordura).

No homem são produzidos cerca de 10 mg por dia enquanto a mulher produz por volta de 0,25 a 1,0 mg/dia.
Função: possui basicamente 2 funções. Com a função androgênica ela atua no desenvolvimento das características sexuais masculinas (barba, voz, órgãos sexuais e produção de espermatozóides). Como anabólica este hormônio atua principalmente no crescimento de ossos, ganho de massa, diminuição da gordura corporal e desenvolvimento de praticamente todos os órgãos do corpo.
Ganho de massa: o hormônio é imprescindível para o ganho de massa porque através de uma cascata de reações bioquímicas é capaz de estimular o aumento de força e da síntese protéica. Alguns alimentos e nutrientes específicos devem fazer parte da dieta para otimizar estes ganhos. Destaco alguns abaixo:
1) Gordura: Sendo a testosterona um derivado do colesterol, devemos ingerir diariamente gordura. Ótimas fontes deste nutriente: amendoim, azeite extra-virgem, abacate, peixes, nozes, castanhas, amêndoas, linhaça e óleos vegetais como soja, canola e girassol. Evite gorduras saturadas e trans, como margarina, manteiga e aquelas aparentes que acompanham os cortes de carnes.
2) Vitamina C: Demonstrou ser eficiente no controle do cortisol (hormônio de ação catabólica que abaixa os níveis de testosterona). Fontes: Frutas cítricas, como limão, laranja, maracujá, acerola, morango, tomate;
3) Zinco: A carência deste mineral dificulta a liberação da testosterona nos testículos. Não estando livre na corrente sanguínea o hormônio não consegue desempenhar suas funções, sendo o anabolismo muscular uma delas. Boa fontes: Nozes, Castanhas, Carnes em geral, Salmão, fígado;
4) ZMA (Aspartato de Monometionina de Zinco): Fórmula patenteada à base de minerais e encontrada em suplementos comerciais. É um composto que irá estimular a produção natural de testosterona pelo organismo. Essa produção não irá ultrapassar os níveis fisiológicos do organismo, não trazendo dessa forma os efeitos colaterais associados ao uso do hormônio em si, como por exemplo, quanto se usa testosterona exógena injetável.
5) Tribullus Terrestris: Planta originária da Índia. Através de alguns estudos foi descoberto que o T. T aumenta os níveis dos hormônios testosterona, LH, FSH e estradiol. Esse aumento causado pelo Tribullus terrestris promove síntese de proteínas, balanço positivo de nitrogênio, melhorando também o stress muscular;
Vale lembrar que tanto o ZMA quanto o Tribullus apesar de serem suplementos não farmacológicos, o correto e mais sensato seria que o praticante de musculação passasse por uma avaliação profissional para determinar através de exames bioquímicos a quanto está o nível de testo e aí sim sugerir uma suplementação que de um “up” na estimulação natural deste importante hormônio. (homensquesecuidam.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário