sábado, 31 de janeiro de 2015

Saltos usados por musas da folia crescem até 6 cm em quatro anos

A menos de 15 dias para o carnaval, o movimento é intenso nas lojas de sandálias para a folia. Toda atenção é importante para desenvolver a tempo esse item que garante o samba no pé das rainhas e madrinhas do carnaval.

É que, neste ano, o adereço merece atenção especial: os saltos usados pelas musas estão cada vez maiores, contam Mireille Fischmann e João Vidal, responsáveis por duas grandes lojas especializadas em sandálias para o carnaval.
Os proprietários de lojas ouvidos pelo G1 afirmam que os saltos aumentaram entre 4 e 6 cm nos últimos quatros anos. "Hoje botas, como as gladiadoras, chegam a 17 cm. Antigamente, o máximo que fazíamos era 13", revela Mireille. Os sapatos estão ficando mais altos e com mais plataformas, que é o que dá conforto e sustentação ao adereço.
Mireille e sua irmã Alegra Yedid comandam a loja Au Bottier, que funciona desde os anos 60 anos na rua Augusta, centro de São Paulo. Criada pelo francês Maurice, pai das duas, a boutique virou referência entre os artistas que trabalhavam com teatro e as assistentes de palco dos programas do Chacrinha e Sargentelli. Atualmente, além de desenvolverem as botas e sandálias usadas por musas das escolas de samba e personagens de novelas e musicais, a loja atende um público bastante eclético, de madames a adolescentes.
"Nós temos desenvolvido a cada ano sandálias maiores. Antigamente, o salto das musas não tinham uma plataforma tão alta", diz Mireille. "Tivemos que trabalhar duro para criar formas e modelagens especiais para nos adaptar ao pedido do público". A preocupação de Mireille tem motivo: além de ser parte importante do figurino, a escola pode perder pontos se os foliões não completarem o circuito com o acessório.
"As mulheres estão cada vez mais ousadas. E até quem não é musa está buscando um salto bem grande", conta João. "Antigamente, a gente chegava no máximo a 12 cm. Este ano, fiz um salto de 18 cm e não foi para nenhuma musa ou rainha da bateria". O salto será usado por uma destaque do carro Abre Alas daescola de samba Dragões da Real.
João Vidal tem 26 anos e é advogado. Desde a faculdade, nesta época do ano ele deixa o terno de lado para ajudar na empresa de calçados da família, a Carnaval dos Pés, com sede em Interlagos, zona sul de São Paulo. A loja, que trabalha há 30 anos com calçados para o carnaval, chega a produzir 35 mil pares a cada ano.
Em 2015, a Carnaval dos Pés produziu os calçados de sete escolas do grupo especial e São Paulo, de empurradores de carros a rainhas de bateria - como é o caso de Ellen Roche, a rainha de bateria da Rosas de Ouro. "A gente confeccionou a sandália que ela irá usar. Mas o salto da Ellen não será tão alto, terá 15 cm", revela.
"Meu salto varia sempre entre 10 cm e 15 cm. Eu não exagero muito", diz Ellen. "Com um salto desse tamanho eu já fico alta o bastante, eu vejo a bateria de cima e é emocionante", revela.
Os pés da rainha da Rosas de Ouro já foram destaque há alguns anos porque a rainha terminou o desfile com "sangue no pé". Ela confessa que não tem vontade alguma de repetir o feito, apesar de ter achado emocionante naquele ano. "Eu nem senti que o pé sangrava quando terminei aquele desfile, mas depois eu sofri bastante. Hoje, a qualidade do calçado é um dos itens que mais me preocupo quando vou experimentar minha fantasia", conta. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário