quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A avicultura brasileira cresceu em 2014

Jair Ricardo Lunkes cria mais de 120 mil aves no município de Tupandi, região central do Rio Grande do Sul. Mesmo sendo produtor integrado, em 2014 conseguiu ter reajuste de 23% no preço do frango em relação ao ano passado.
– Foi muito mais positivo – afirma Lunkes.
Os resultados positivos para tantos avicultores brasileiros são consequência de um ano de recuperação. A produção de carne de frango deve fechar 2014 com 12 milhões 650 mil toneladas. Volume 4% maior se comparado ao ano de 2013, de acordo com a Associação Paulista de Avicultura (Apa).

Conforme Érico Pozzer, presidente da entidade, o preço da ração que representa mais de 70% do custo de produção, ficou estável praticamente todo o ano, com exceção dos últimos meses de 2014.
Apesar dessa diferença, os produtores não tiveram prejuízo. As vendas externas contribuíram para isso, de acordo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações alcançaram receita de US$ 8,6 bilhões, o equivalente a mais de R$ 20,1 bilhões.
– Foi um ano positivo, as empresas tiveram boa produção – garante Ricardo Santin, vice-presidente da ABPA Aves.
Com crescimento de 2,5%, as vendas externas de carne de frango devem totalizar mais de quatro milhões de toneladas. Mercados como Venezuela e Rússia abriram espaço para a carne de aves brasileira.
Para 2015, a expectativa é que mais mercados se consolidem e contribuam para o crescimento da avicultura brasileira. (Canal Rural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário