terça-feira, 24 de maio de 2016

Vaticano envia representantes para processo de beatificação na Paraíba

Integrantes da Congregação para a Causa dos Santos, da Santa Sé, estão na cidade de Guarabira, no Agreste da Paraíba, para investigações do processo de beatificação do Padre Ibiapina, que já é considerado um Servo de Deus pela Igreja Católica, título concedido quando o processo de canonização é iniciado. Os enviados do Vaticano chegaram na cidade no último domingo (22) e vão permanecer na Paraíba por dez dias.

Segundo o bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco Lucena, os dois enviados estão ouvindo, diariamente, pessoas que teriam recebido graças de Deus por intermédio do padre e também analisando documentos sobre a história de vida dele. ´Estou rezando e pedindo a Deus que dê um beato para nossa Diocese e que futuramente ele seja São Ibiapina´, ressaltou, acrescentando ainda que o processo foi inciado há mais de quinze anos.
A beatificação é uma etapa do processo de canonização. Nesta fase são analisadas provas sobre os possíveis milagres atribuídos ao candidato. Para isso, o postulador de causa Paolo Vilotta e o padre Paolo Lombardo, que são os dois enviados do Vaticano, vão escutar diariamente em um ´Tribunal Eclesiástico´, aqueles que atribuem ao Servo de Deus intercessões de graças divinas.
Durante os dias em que vão permanecer em Guarabira, os representantes do Vaticano também vão abrir a urna onde estão os restos mortais do Padre Ibiapina. A intenção, explica Dom Lucena, é olhar o estado em que se encontra e fazer a limpeza, pois eles podem se tornar relíquias.
O bispo explica ainda que não há prazos concretos para saber o resultado dessa visita. ´Pode passar anos´, acrescentou. Outro ponto acrescentado por ele é de que para chegar ao final do processo é preciso ter um milagre constatado. ´Por isso pedimos que se alguém recebeu uma graça tem que se apresentar a uma Diocese, pois se não tiver milagre não terá beato, ou santo´, pediu.
No próximo domingo (29), às15h30, vai ser celebrada uma missa para reposição dos restos mortais do Padre Ibiapina em uma nova urna, no distrito de Santa Fé.(G1) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário