segunda-feira, 23 de maio de 2016

Aparelho promete acabar com o ronco

Roncar é desagradável. Além de incomodar as pessoas que dormem no mesmo ambiente, ainda afeta a qualidade do sono de quem sofre com a disfunção e isso pode até desencadear outros problemas de saúde. Mas, uma empresa norte-americana pode ter inventado uma solução prática para o problema. O Airing é um aparelhinho descartável que, ao ser encaixado no nariz, facilita o fornecimento de oxigênio para as vias respiratórias.

Por que as pessoas roncam?
De acordo com a otorrinolaringologista Dra. Eliza Mendes, do Hospital Nossa Senhora das Graças, o ronco surge a partir do bloqueio das vias aéreas superiores.
Ele pode se dar por uma série de motivos. Mas, os principais deles são o envelhecimento, que torna a musculatura mais frouxa e facilita o aparecimento do ronco; os fatores anatômicos, porque a posição a língua ou o estreitamento das vias aéreas podem dificultar a respiração; e a posição durante o sono, que também pode impedir o perfeito funcionamento do sistema respiratório.
Em casos mais graves, o problema pode ser sintomas de duas doenças: apneia, caracterizada pela suspensão por dez ou mais segundos da entrada de ar pelo nariz, ou hipopneia, quando há diminuição do fluxo de ar que, consequentemente, reduz a saturação de oxigênio no corpo. De acordo com a especialista, o problema, além de afetar qualidade do sono, ainda pode desencadear sobrepeso, diabetes e sono ou lentidão durante o dia.
Além de cuidados com a alimentação e determinados hábitos e a mudança de posição durante o sono, casos mais graves requerem o uso de uma máscara facial de pressão que impulsiona o ar para as vias aéreas.
Aparelho para acabar com o ronco
A ideia da empresa IndieGogo é exatamente substituir essas máscaras, que geralmente são desconfortáveis, pesadas e precisam ser ligadas na tomada, pelo Airing. De acordo com informações divulgadas no site oficial, o aparelho é composto por dois miniventiladores, tem menos de cinco centímetros, usa baterias de zinco e, ao ser encaixado nas narinas, mantém os canais abertos e ventilados.
Entre as vantagens listadas pela marca estão o fato de ele ser pequeno e não atrapalhar o sono e ser descartável, o que evita acúmulo de sujeiras comuns às máscaras convencionais.
O projeto é recente e a empresa ainda aceita financiamento para as pesquisas. Embora ainda não tenha sido aprovado para comercialização pela FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos), o produto pode chegar ao mercado custando inicialmente pouco mais de US$ 3,00 (cerca de R$ 10,00*). A ideia, no entanto, é, com o tempo, barateá-lo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário