terça-feira, 8 de março de 2016

Sessão solene empossa 24 deputados eleitos para o Parlamento Jovem

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), empossou os 24 deputados eleitos para a 5ª edição do Parlamento Jovem, na manhã de hoje (07). O processo eleitoral para seleção dos estudantes foi desenvolvido em 12 escolas estaduais e particulares, reunindo centenas de alunos do ensino médio. Os 24 jovens parlamentares foram eleitos no mês de junho de 2015 e exercerão mandato de 2016 a 2017.

“Uma das premissas de construção das sociedades contemporâneas é de que os indivíduos, na condição de cidadãos, possuem direitos que devem ser respeitados pelo Estado e pela sociedade. Um desses direitos é o de participar politicamente da construção de sua própria sociedade”, enfatizou o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, em seu discurso os jovem que tomaram posse em seus mandatos.
A deputada estadual, Márcia Maia (PSB), autora do projeto Parlamento Jovem, salienta que neste projeto os jovens podem desenvolver uma consciência política, debatendo e se aprofundando nos problemas, conhecendo a importância do Poder Legislativo e fazendo um trabalho de cidadania, representando as suas escolas e comunidades.
Presente na solenidade, a prefeita de Barra de Maxaranguape, Maria Ivoneide da Silva (PSDB), acredita que muitos dos jovens que tomaram posse podem muito bem seguir carreira política. “Fui vereadora aos 26 anos e deste então milito na política. É muito salutar a chegada de jovens para a política”, disse a prefeita de Maxaranguape, município que conta com dois representantes no Parlamento jovem: João Carlos do Nascimento Augusto e Michelly Marilane Soares Barros.
Representando a Câmara Municipal do Natal, o vereador Hugo Manso (PT) enfatizou que projetos que envolvem o jovem na política é um incentivo à visibilidade de novas ideias que chegam da juventude para oxigenar o parlamento.
Pré-vestibulando, Paulo Henrique da Mata Amaral, 18 anos, disse que ingressar no Parlamento Jovem representa a possibilidade de ser o mediador da escola e da comunidade junto ao Legislativo Estadual. “Muitos não compreendem o trabalho de um deputado. E terminam por colocar todos os políticos como corruptos. O que não é verdade. E a política é a ponta do iceberg e a sociedade precisa estar inserida nesta participação”, acrescentou Paulo Amaral que divide seus estudos com o futebol, sendo volante no juniores do América F.C.
O Parlamento Jovem é um projeto educacional empreendido pela equipe técnica Legislativa. A iniciativa surgiu como uma oportunidade de promover junto à classe estudantil a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes potiguares. Mais de 120 jovens já foram beneficiados com o projeto, dezenas de municípios foram contemplados e 54 escolas públicas e/ou privadas já tiveram representantes eleitos.
Postado por: Marcelo Abdon

Nenhum comentário:

Postar um comentário