“Uma das premissas de construção das sociedades contemporâneas é de que os indivíduos, na condição de cidadãos, possuem direitos que devem ser respeitados pelo Estado e pela sociedade. Um desses direitos é o de participar politicamente da construção de sua própria sociedade”, enfatizou o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, em seu discurso os jovem que tomaram posse em seus mandatos.
A deputada estadual, Márcia Maia (PSB), autora do projeto Parlamento Jovem, salienta que neste projeto os jovens podem desenvolver uma consciência política, debatendo e se aprofundando nos problemas, conhecendo a importância do Poder Legislativo e fazendo um trabalho de cidadania, representando as suas escolas e comunidades.
Presente na solenidade, a prefeita de Barra de Maxaranguape, Maria Ivoneide da Silva (PSDB), acredita que muitos dos jovens que tomaram posse podem muito bem seguir carreira política. “Fui vereadora aos 26 anos e deste então milito na política. É muito salutar a chegada de jovens para a política”, disse a prefeita de Maxaranguape, município que conta com dois representantes no Parlamento jovem: João Carlos do Nascimento Augusto e Michelly Marilane Soares Barros.
Representando a Câmara Municipal do Natal, o vereador Hugo Manso (PT) enfatizou que projetos que envolvem o jovem na política é um incentivo à visibilidade de novas ideias que chegam da juventude para oxigenar o parlamento.
Pré-vestibulando, Paulo Henrique da Mata Amaral, 18 anos, disse que ingressar no Parlamento Jovem representa a possibilidade de ser o mediador da escola e da comunidade junto ao Legislativo Estadual. “Muitos não compreendem o trabalho de um deputado. E terminam por colocar todos os políticos como corruptos. O que não é verdade. E a política é a ponta do iceberg e a sociedade precisa estar inserida nesta participação”, acrescentou Paulo Amaral que divide seus estudos com o futebol, sendo volante no juniores do América F.C.
O Parlamento Jovem é um projeto educacional empreendido pela equipe técnica Legislativa. A iniciativa surgiu como uma oportunidade de promover junto à classe estudantil a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes potiguares. Mais de 120 jovens já foram beneficiados com o projeto, dezenas de municípios foram contemplados e 54 escolas públicas e/ou privadas já tiveram representantes eleitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário