segunda-feira, 7 de março de 2016

Criadores investem em aviários moderno


A cadeia produtiva do frango aparece como um dos destaques do agronegócio brasileiro, com recordes seguidos de produção e exportação, movimentando mais de R$ 50 bilhões por ano e empregando quase 3,5 milhões de pessoas no Brasil. Uma das regiões que mais refletem esse bom momento do setor é o oeste do Paraná.

Formada por cerca de 70% de pequenas propriedades, a região apostou na avicultura para crescer. Muitos agricultores familiares hoje trabalham de forma integrada com a agroindústria. Granjas foram ganhando espaço no campo. O setor investiu pesado na profissionalização para produzir mais e melhor.
Transformar um pintinho num frango com mais de três quilos em apenas 46 dias é um desafio que os avicultores brasileiros estão vencendo com uso de muita tecnologia. A começar pela questão sanitária. Hoje, nas granjas modernas, ninguém pode entrar sem estar totalmente equipado para não contaminar o ambiente.
O veterinário Alex Marcorim é o responsável pelo setor de avicultura da C. Vale, uma grande cooperativa da região. Ele diz que os agricultores estão buscando cada vez mais se adaptar a esse novo momento. “Nós temos que proporcionar o melhor ambiente para se criar essas aves. E é o que se busca hoje na avicultura moderna. E a busca da chamada ambiência, que é o conforto térmico através da qual as aves conseguem expressar um bem estar animal favorável e assim maximizar todo o seu potencial e obter esse desempenho fantástico, que atualmente a avicultura vem demonstrando.”
Do Paraná sai a maior parte dessa carne e somente a região oeste do estado responde por quase 10% da produção nacional.
Fonte: Marcelo Abdon

Nenhum comentário:

Postar um comentário