domingo, 24 de janeiro de 2016

Afonso Bezerra: Alguém sabe o que é um Jabuti na política?



Na política muitos exemplos são usados para esclarecer determinadas coisas e situações. Uma figura de linguagem bastante conhecida é o caso do Jabuti, para muitos um animal indefeso e inofensivo,  na política o exemplo é usado para mostrar pessoas que ocupam determinados cargos ou posições,  
sem que necessariamente tenham feito qualquer esforço ou trabalho para conquistar.

Alguém já viu um Jabuti subir numa árvore?  Claro que não,  a natureza não deu essa destreza aquele animal. O que demonstra que alguém o colocou ali. Sem uma ajuda extra jamais um Jabuti vai escalar uma árvore ou subir um murro.

Na política o "jabuti" está presente nas figuras de pessoas que sem expressividade dependem de outro para galgar um espaço ou ocupar uma posição. Esses "jabutis" quase sempre são impostos ou sugeridos para escalarem degraus que sem a figura extra jamais conseguiriam. 

O "jabuti" é alguém que não demonstra compromisso com nada ou ninguém,  exceto com o seu mentor e ajudador, aquele que o ajuda a ocupar o tão almejado lugar no galho mais alto da árvore. 

O "jabuti" será sempre fiel aos interesses de seu mentor, ele sabe quem foi de fato que o ajudou a conquistar a boquinha.

Enfim,  o "jabuti" é um cara de sorte,  não precisa fazer grandes esforços,  ele sempre vai subir no topo mais alto da árvore. 

Viva o " jabuti"!


http://fernando-averdade.blogspot.com.br/2016/01/afonso-bezerra-alguem-sabe-o-que-e-um.html#more

Nenhum comentário:

Postar um comentário