quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Maior produtora de café do país entra no setor de cosméticos


A Cooxupé, maior exportadora de café do Brasil, acaba de dar um passo para avançar em um setor completamente diferente do de commodities: o de cosméticos.
A cooperativa anunciou nesta terça-feira (25) uma joint-venture com a química Aqia, que fornece insumos para empresas como Natura, Grupo Boticário, Unilever e Dow.

Pelo acordo, a Cooxupé venderá óleo e biomassa extraídos do café verde à Aqia, que vai processar esses materiais e transformá-los em uma série de componentes que podem ser usados por indústrias de beleza, alimentos e farmacêutica.
A parceria levou um ano para ser firmada e deve alcançar um faturamento de 25 milhões de reais até 2020 – o que representa um crescimento de 20 a 30% nos negócios da Aqia, segundo a empresa.
Para a Cooxupé, em princípio, o tratado não traz um acréscimo significativo nos números. Por enquanto, serão entregues à parceira uma quantia de cem sacas de café por mês, que valem cerca de 50.000 reais. Mas a empresa mira o futuro.
“Cem sacas por mês não são nada (por dia, 50.000 são produzidas). A receita que isso vai gerar para nós ainda é muito pequena, mas nós acreditamos que esses produtos (feitos a partir de café) terão uma aceitação muito grande futuramente", disse Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da cooperativa, durante evento para a divulgação da parceria, em São Paulo.
"Na hora que descobrirem que a biomassa tem propriedades para emagrecer, melhorar estria... Haja café!", brincou o executivo.
Além da arrecadação com a venda de matéria-prima, a Cooxupé receberá uma participação nas vendas dos produtos à base de café fabricados pela Áqia.
"Depois de deduzidos os custos de cada companhia e os impostos, parte do resultado líquido será repassado à Cooxupé", afirmou Alaor P. Lino, presidente da Aqia.
Especula-se que as participações na joint-venture sejam de aproximadamente 60% para a Aqia, 35% para a Cooxupé e 5% para Sônia Corazza, consultora da área cosmética que assessorou a parceria entre as duas empresas.
Lino não confirmou, mas disse que "as participações são dessa ordem".
Nos últimos 18 anos, o setor de beleza cresceu 9,2% no Brasil, de acordo com a ABHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).  (Exame)

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