sexta-feira, 29 de maio de 2015

Número de fumantes no Brasil cai 30,7% nos últimos 9 anos

Um em cada dez brasileiros mantém o hábito de fumar (Foto: Eric Feferbeg / AFP)
O Estado de S. Paulo
O número de fumantes no Brasil caiu 30,7% em nove anos, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 28, pelo Ministério da Saúde. Embora tenha reduzido a população de dependentes, o governo identificou o crescimento do consumo de
cigarro ilegal. Pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer mostra que o índice de consumidores de cigarros contrabandeados ou falsificados entre a população fumante foi de 2,4% para 3,7% entre 2008 e 2013.
O governo avalia que o aumento dos preços está entre os principais motivos para a queda do consumo do tabaco no Brasil. A pasta pondera, no entanto, que o mercado ilegal impediu que o avanço na prevenção fosse ainda maior. Isso porque os produtos, comercializados sobretudo no Paraguai, chegam ao Brasil com preços mais baixos, reduzindo a eficácia das políticas implementadas.
Diante desses números, o Brasil deve anunciar a adesão ao Protocolo de Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco. Lançado há dois anos, o documento é um desdobramento da Convenção Quadro do Tabaco, um acordo internacional ratificado pelo Brasil há dez anos com políticas e metas para prevenir o tabagismo.


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3bWo7UJrG

Nenhum comentário:

Postar um comentário