sexta-feira, 29 de maio de 2015

Novidade: motocicleta para distribuir semente de capim

A moto-semeadora foi sensação durante a ExpoZebu Dinâmica, em Uberaba

POR SEBASTIÃO NASCIMENTO
agricultura-plantadeira-moto (Foto: Rogério Albuquerque)
Entre as novidades que presenciei na ExpoZebu Dinâmica, realizada há 15 dias durante a ExpoZebu de Uberaba, está a motocicleta adaptada pela Embrapa em parceria com a empresa Ikeda para distribuir semente de braquiária na lavoura de soja. “Seu nome é moto-semeadora”, me afirmou um profissional da Embrapa.
"É genial", respondi a ele. Incrível como o Brasil, principalmente na agropecuária, procura a adaptação contínua para enfrentar o clima e suas variações sistemáticas: num dia  sol abrasante, noutro dia chuva excessiva.
Na foto que ilustra este texto, de Rogerio Albuquerque, o técnico da Embrapa faz uma demonstração para nós durante a ExpoDinâmica. Portanto, é claro, não é uma lavoura de soja.
A moto, que leva uma caixa pequena à garupa, permite também lançar no solo fertilizantes, corretivos e etc. Segundo me informaram, a moto consome 1 litro de gasolina para operar 15 hectares, ou seja, é bastante econômica. A Embrapa me explicou que a chamada “sobresemeadura” na soja, substituindo a semeadura com avião, é ideal em campos com integração lavoura-pecuária.
A agitação da semente na caixa que garante o fluxo contínuo e que a semente seja espalhada continuamente na lavoura.
Eu volto com mais novidades que conheci na ExpoZebu Dinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário