Depois da Toyota destronar a GM na liderança de vendas de carros globais, em 2009, a Volkswagendesbanca a montadora japonesa para ocupar o posto em 2014.
As informações são da equipe de pesquisa do site especializado Focus2Move.
De acordo com o site, pela primeira vez na história (ou pelo menos desde a 2ª Guerra Mundia) uma montadora europeia é a maior do mundo.
No ano, o Grupo Volkswagen vendeu 9,9 milhões de veículos de passageiros, enquanto que a Toyota teria comercializado 9,8 milhões de carros.
Isso aconteceu porque a participação de mercado mundial da Toyota teria caído de 12% para 11,5%. As vendas da Volks, por outro lado, subiram de 11,4% para 11,6%.
O sucesso do grupo é atribuído ao crescimento das vendas das marcas dos grupos Skoda e Audi, ambas da Volkswagen.
As duas tiveram aumento de vendas de 10,2% e 9,3%, respectivamente. A marca Volkswagen teria crescido bem menos, 2,4% no ano passado, segundo a pesquisa.
Com isso, 2014 marca uma nova etapa do mercado automotivo. A disputa pela liderança ficou por anos nas mãos das americanas GM e Ford, até chegar a Toyota.
A batalha resultou na perda de rentabilidade das montadoras. Resta saber qual caminho será trilhado pela Volkswagen a partir de agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário