Contato

foxyform

2 comentários:


  1. No ano de 2015, município de Afonso Bezerra, RN, foram identificadas duas comunidades negras de Remanescentes de Quilombos, termo este que é simplificado para Comunidades Quilombolas. São as comunidades de Cabeço dos Mendes e Curralinho. Este processo, resultante de um diagnóstico demandado pelo Poder Público Municipal, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Ação Social. Este documento técnico foi coordenado por um Antropólogo (Geraldo Barboza de Oliveira Junior) que, auxiliado por uma Historiadora (Josimeire Bezerra Marquês), reconhece as comunidades citadas como Comunidades Quilombolas.
    No ano de 2016, a comunidade iniciou uma mobilização no município e teve êxito na identificação de famílias quilombolas da Comunidade de Cabeço dos Mendes no Sistema CadÚnico. Ainda neste, ano, a comunidade teve o acesso facilitado ao Programa Minha Casa Minha Vida e teve suas casas de taipa substituídas por residências de alvenarias.
    No ano de 2017, o Antropólogo, efetuou contatos na Fundação Palmares para iniciar o processo de reconhecimento e, a consequente certificação das comunidades de Cabeço dos Mendes e Curralinho. Em seguida, o mesmo profissional assessorou a comunidade na elaboração de documentos que, posteriormente, foram enviados à Fundação Cultural Palmares (pelas lideranças).


    ResponderExcluir
  2. I ENCONTRO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SERTÃO CABUGI

    No dia 28 de outubro de 2017, sábado, foi realizado o I ENCONTRO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SERTÃO CABUGI, na comunidade de CABEÇO dos MENDES, em Afonso Bezerra.
    Nesta ocasião foi celebrada a conquista do reconhecimento pelo Governo Federal da Comunidade de Cabeço dos Mendes como Remanescente de Quilombos. Esta situação é o resultado de um conjunto de ações que iniciaram em 2015 com a elaboração de um Diagnóstico, pelo Antropólogo Geraldo Barboza de Oliveira Junior, em colaboração com a historiadora Josimeire Bezerra Marques, para identificação das Comunidades Quilombolas no município.
    Posteriormente, a Gestão Municipal e as comunidades de Cabeço dos Mendes e Curralinho foram orientadas para a atualização identidade de QUILOMBOLA no Sistema Cadastro Único. A consequência foi o acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida e foras substituídas as casas de taipa por casas de alvenaria.
    Ainda em 2016, o antropólogo iniciou conversações técnicas com a Fundação Cultural Palmares e a entrega formal do Diagnóstico. Em 2017 foram enviadas as documentações das duas comunidades (em tempos distintos). A primeira delas, CABEÇO DOS MENDES foi certificada no dia 24 de outubro de 2017. A expectativa é que CURRALINHO, ainda este ano, seja certificada.
    Sobre o Encontro
    O I ENCONTRO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SERTÃO CABUGI foi considerado pelos presentes como muito proveitoso. Estiveram presentes, representantes de mais duas comunidades quilombolas (O Curralinho, de Afonso Bezerra e Aroeira, de Pedro Avelino), o antropólogo que elaborou o diagnóstico, a representante da Coordenadoria de Igualdade Racial do RN, Representante da Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas, 03 vereadores, Emater, advogado, assistentes sociais.
    Como resultado deste encontro foi sugerido a necessária criação de um órgão municipal responsável pela Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Igualdade Racial. Isto cria condições para o Município aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e ter acesso aos Programa Brasil Quilombola.
    Espera-se ainda, em breve o II ENCONTRO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SERTÃO CABUGI, possivelmente na comunidade de CURRALINHO, após a emissão de sua certificação como comunidade de remanescente de quilombos.

    Figura 1. Reunião em Cabeço dos Mendes, 2015, com o Antropólogo.


    Figura 2. Prefeito, Antropólogo, Historiadora e Moradora 2015.

    Figura 3. Casas de taipa em cabeço dos Mendes, 2015.

    Figura 4. Casa de taipa. 2015




    Diagnóstico Socioambiental nas Comunidades Quilombolas de Afonso Bezerra - RN




    Geraldo Barboza de Oliveira Jr. Antropólogo
    Josimeire Bezerra Marques. Historiadora

    Afonso Bezerra, RN, maio de 2015

    Figura 5. Casas de Alvenaria, 2016.

    Figura 6. Casa de Alvenaria, 2016.



    Figura 7. I ENCONTRO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SERTÃO CABUGI, 2017.

    ResponderExcluir