sexta-feira, 24 de março de 2017

EMATER DE AFONSO BEZERRA-RN, REALIZA REUNIÃO COM OS AGRICULTORES DO MUNICIPIO

                  
 

A reunião realizada dia 22.03.17, na Câmara Municipal de Vereadores de Afonso Bezerra-RN, organizada pela Emater Local e Secretaria Municipal de Agricultura, foi um sucesso.   Contou com a presença do prefeito municipal, Francisco das Chagas Félix Bertuleza, que fez abertura, Reginaldo, gerente do PRONAF do Banco do Nordeste, agência de Angicos-RN, secretário municipal de  agricultura, Renault Américo, assessor de crédito rural da Emater do regional do Assu, Edmilson,  presidente do STTR de Afonso Bezerra, Francisco Anísio,  ex-prefeito, Jackson Bezerra,  presidente da câmara municipal de  vereadores de A. bezerra-RN, Gustavo Bezerra, vereadores: Monara Leila, Carlinhos da Serra e Aldenor Bezerra, Marcelo Lacerda e Ari Neto, do escritório local da Emater, além de muitos agricultores que era o público alvo.


                   A  pauta foi  sobre  lei 13.340/2016 , que trata das dívidas rurais e DAP - Declaração de Aptidão ao PRONAF.  Banco  do Nordeste palestrou com Sr. Reginaldo sobre as dívidas rurais, ou seja, liquidações e renegociações dos débitos dos agricultores junto ao agente financeiro, onde teve interação da assistência,  foi tirado diversas dúvidas como rebate de acordo com valor contratado e período de enquadramento da lei ; valor a ser pago; prazo da lei, que inclusive vai até 31.12.2017 e tantas outras indagações inerentes ao assunto. Nesta mesma linha de raciocínio, o ex-prefeito Jackson Bezerra, também comentou sobre a lei.  Em suas idas a  Brasília debateu com autoridades do Ministério da Fazenda, a questão de não somar as dívidas do mesmo beneficiário, e sim deixar individualizadas, quando se tratar de mais de uma operação para ter direito ao enquadramento mesma. Outros membros da mesa teve participaram na discussão.
                  No tocante a DAP, o palestrante da Emater, Sr. Edmilson ministrou a palestra que não foi diferente do primeiro assunto discutido, muitas  indagações. Falou sobre a nova portaria nº 029/2017 da Emater, onde teve algumas mudanças como o ITR -  Imposto Territorial rural, não tem mais validade como documento da terra; quem é público alvo para ser contemplado; tipos de DAP e a importância para enquadramento em outros programas/projetos governamentais, como Garantia Safra. Teceu comentários de penalidades ao emissor(técnico) e beneficiário da DAP se procederem fora dos critérios exigidos para tal documento.
              Os técnicos da Emater, Edmilson, Ari Neto e Marcelo Lacerda, aproveitaram o ensejo e falaram um pouco sobre licença ambiental, tema muito mal degustado pelos produtores quando passaram a entender o quanto é burocrático e difícil   para retirá-la. Essa licença é apenas  adquirir 50 ou mais matrizes bovinas financiada pelo um agente financeiro. Essa é uma situação entre tantas.

              A coordenação do evento comunicou a participação de 87 participantes que assinaram a lista de presença, no entanto muitos deixaram de assinar lista porque não conseguiu adentrar no recinto que estava lotado. Estima-se que estavam presentes 125 agricultores. O escritório local comunicou que reuniões mensais serão feitas em sintonia com o regional de Assu, para levar ao homem do campo informações e conhecimentos para melhor fomentar suas atividades.    





Nenhum comentário:

Postar um comentário