quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Leitura: Prefeito expõe metas administrativas para Natal

mensagem









Nesta quarta-feira (15), o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, fez a leitura da mensagem anual do poder Executivo aos vereadores da capital potiguar. O ato marca a abertura dos trabalhos legislativos deste ano. Na oportunidade, o prefeito fez um balanço da sua última gestão à frente do município e projetou os investimentos que a atual administração irá fazer. Ele anunciou projetos como a inauguração da UPA de Cidade Satélite para este semestre, bem como o censo do funcionalismo e um levantamento completo da folha de pessoal para corrigir distorções e erros para buscar a regularização dos salários dos servidores.

A grave crise financeira enfrentada pelo Brasil permeou as primeiras palavras do chefe do poder Executivo municipal. Ele destacou, porém, que o cenário adverso não impediu que a administração promovesse diversos avanços sociais e na estrutura de Natal nos últimos anos. Destaque para a construção do complexo viário Dom Eugênio Salles, inauguração de 15 Centros de Educação Infantil e uma escola de ensino fundamental, entrega do Hospital Municipal Dr. Newton Azevedo e mais duas maternidades, a construção do Portal do Sol, em Mãe Luíza, de 2 Unidades de Pronto Atendimento, reforma de 30 unidades de saúde, implementação do passe livre estudantil e a abertura do Centro de Atendimento à População de Rua.
O prefeito projetou um ano difícil para novos investimentos, antecipando que vai centrar esforços na conclusão dos projetos em andamento ou nos que possam ser concretizados através de convênios com outras esferas de governo: “Temos que ter os pés no chão e manter uma gestão com metas para os próximos quatro anos que sejam realistas e passíveis de serem atingidas”.
Na educação, Carlos Eduardo disse que a meta da gestão para os próximos quatro anos é concluir as obras de escolas que estão em construção nos bairros Potengi, Guarapes e Cidade da Esperança, como também da reforma das quadras das escolas Otto de Brito Guerra e Mareci Gomes. O prefeito afirmou ainda que até o final do mandato espera entregar 13 CMEis, dos quais seis estão sendo licitados, e outras cinco escolas de ensino fundamental.
Os investimentos na saúde também terão acréscimo. A gestão deve inaugurar ainda neste semestre a UPA da Cidade Satélite, a quarta da cidade, incorporar novas 45 equipes de saúde da família que permitirá atender mais de 155 mil pessoas, realizar a reforma de quatro policlínicas e construir 3 Caps.  Além disso, irá trabalhar para implantar o laboratório de análises clínicas de referência municipal, o centro de material e esterilização da Secretaria e a quarta residência terapêutica, além do primeiro Hospital Público Veterinário em parceria com uma instituição de ensino superior da cidade.
A assistência social foi outra área destacada na mensagem. Além dos serviços que já existem, como o Albergue Municipal, os Caps, Cras e Creas e o Centro Especializado para População de Rua, ele detalhou as pretensões de melhorar os programas neste quadriênio com a implantação de sete novos Centros de Referência em Assistência Social e de um Centro Dia para pessoa idosa.
Na infraestrutura, o prefeito Carlos Eduardo elencou metas como a construção dos acessos na orla marítima e a conclusão dos serviços de saneamento integrado dos conjuntos Brasil Novo e Novo Horizonte, que estão em andamento. Estas obras também vão chegar, pontuou ele, aos loteamentos José Sarney, Vila Paraíso e Parque dos Coqueiros.
A cultura mereceu menção especial de Carlos Eduardo, com ênfase na opção administrativa pela democratização do acesso aos recursos da área com a política de editais. O chefe do Executivo mostrou otimismo ao lembrar que o Carnaval de Natal está consolidado, atingido o terceiro lugar entre as festas do gênero no Nordeste. Sem contar com o São João e o Natal em Natal, uma festa plural onde há espaço para todas as manifestações culturais. “São investimentos na chamada economia criativa que geram emprego e renda”, observou o prefeito, chamando a atenção para o impacto das ações culturais no fluxo turístico de Natal, fazendo com que toda a cadeia produtiva do setor ganhe, em especial a rede hoteleira, frequentemente com 100% de ocupação.
O prefeito encerrou a mensagem saudando a Câmara Municipal de Natal. Ele classificou o Legislativo como fundamental no processo de resgate da cidade e disse que espera contar com a contribuição dos parlamentares neste trabalho em busca de uma Natal mais justa, humana e igualitária para os seus cidadãos. “Todos sabem, já administrei essa cidade sem crise econômica, no entanto, administrei nos últimos quatro anos enfrentando o desmantelamento da administração pelo descalabro a que sucedi. E, depois, administrei sob a mais cruel recessão da história recente do país”, lembrou o prefeito. Para arrematar na sequência: “Com responsabilidade e compromisso, temos conduzido a cidade para reagir. Sou um homem de fé e jamais perdi a esperança, apesar de todas as dificuldades. Por isso mesmo, vamos seguir confiantes”.

FONTE; ROBSON PIRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário