sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Presídio muda ambiente para filhos de detentas após criança ´se render´

Em Itajaí, no Vale, depois que uma criança estendeu as mãos para ser algemada junto com a mãe, a direção do presídio feminino decidiu que era hora de construir um novo berçário para filhos de detentas. O ambiente recentemente inaugurado reproduz a aparência de um quarto de bebê, com enfeites e brinquedos, como mostrou o Jornal do Almoço.

´A gota dágua pra que este novo berçário surgisse foi o comportamento de uma menina de dois anos, que estava lá por determinação judicial. A criança já estava fazendo procedimento junto com as mães, estendendo a mão para ser algemada, virando de costas, botando as mãos pra trás´, contou Janaína Ramos, gerente do presídio.
Atualmente, o novo berçário abriga cinco bebês. Um deles nasceu há apenas uma semana. As mães permanecem em tempo integral com a criança, garantindo o afeto e a segurança que o bebê precisa. ´É bom estar com ele aqui até poder ir para casa. O ideal seria ir para casa, mas fazer o quê? Pelo menos aqui eu consigo cuidar bem dele, o local é bem apropriado´, disse uma presa ouvida pela RBS TV.
O antigo berçário ficava em um espaço pequeno, que comportava as gestantes e as mães com os bebês. Ele era no meio de duas galerias e tinha muita movimentação de detentas, barulho de tranca e isso assustava demais as crianças. A gente via que as crianças estavam ficando traumatizadas”, reconheceu a gerente do presídio.
Boa parte dos recursos veio do governo estadual, mas a mobília, os brinquedos e a decoração do espaço foram doados pelo conselho da comunidade que fiscaliza o atendimento a mães e bebês, até que eles possam deixar o presídio, aos seis meses de idade.
´As crianças não têm culpa e a mãe precisa de todo apoio e assistência para que os filhos estejam bem. São crianças pequenas, recém-nascidas, frágeis que precisam ter a sua saúde preservada, o seu bem-estar preservado´, disse Sandra Safanelli, membro do Conselho. (G1) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário