terça-feira, 2 de agosto de 2016

Ex-prefeita Micarla de Sousa é condenada a 16 anos de prisão

A ex-prefeita de Natal Micarla de Sousa foi condenada a 16 anos de prisão nesta segunda-feira (1º). Ela é acusada dos crimes de desvio de dinheiro público e associação criminosa. A pena total é de 16 anos, 6 meses e 10 dias de prisão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado.


A sentença é assinada pelo juiz federal Walter Nunes. Além de Micarla, outras seis pessoas que participaram de sua administração municipal foram condenadas, entre elas seu ex-marido, Miguel Weber, condenado a 12 anos de prisão pelos mesmos crimes.

A condenação é resultado de um processo que julgou um escândalo descoberto na Saúde municipal durante a gestão de Micarla, que acabou sendo afastada do cargo à época.

Segundo investigações do Ministério Público do Rio Grande do Norte, a então prefeita recebia dinheiro ilícito de empresas prestadoras de serviço ou fornecedoras de produtos à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A pasta era gerida por Thiago Barbosa, que também foi condenado por desvio de dinheiro publico e deve cumprir 9 anos e 2 meses de prisão em regime fechado.

Foram condenados ainda o ex-procurador municipal Alexandre Magno e sua esposa Anna Karina; o ex-secretário de Tributação, Antônio Luna; o ex coordenador financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Francisco de Assis Rocha Viana; o ex-procurador-geral do Município, Bruno Macedo; Carlos Fernando Pimentel Bacelar Viana (que antecedeu Francisco Viana na função).

Todos os condenados ficam ainda impedidos de, num prazo de cinco anos, exercerem cargo ou função pública, seja em caráter efetivo ou através de nomeação, mas podem recorrer da sentença em liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário