quarta-feira, 18 de março de 2015

Neto Braga Amplia projeto Arca das Letras em Afonso Bezerra/RN.

http://www.noticiasrn.com/
Aconteceu na manhã desta quarta-feira 18 de março na fazenda Santa Luzia de propriedade do Poeta, repentista e historiador Neto Braga o treinamento para os agentes de leitura que são responsáveis para o desenvolvimento do programa “Arca das Letras” no município de Afonso Bezerra/RN.
O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi criado em 2003 e desde então vem contribuindo para que a população rural no Brasil tenha mais acesso ao livro. A iniciativa é da Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA (SRA) que adotou o acesso à informação e ao livro como medida para redução das desigualdades sociais no meio rural.
Segundo dados estatísticos da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizado pelo Instituto Pró-Livro em 2011, no ranking de preferências de atividades no tempo livre a leitura está em sétima posição no Brasil, enquanto a televisão aparece como favorita em primeiro lugar. Estes dados são preocupantes, visto que o aumento no Índice de Analfabetismo Funcional, entre a faixa etária de 15 a 64 anos está crescendo. As pessoas em seu tempo livre estão preferindo outras mídias e a leitura deixa de ser a mais atrativa.

No município de Afonso Bezerra o Historiador Neto Braga é responsável pela organização e orientação para os agentes que voluntariamente tem em suas residências uma arca de livros, uma biblioteca com livros de diversos gêneros.
As arcas estão nas seguintes comunidades: Associação Moacir Barbalho, Moacir Avelino, Santa Clara II, Nova Floresta I e II, Reforma Agraria de no Sitio Santa Margarida.
O treinamento que aconteceu hoje foi ministrado pelas coordenadoras Lucia Araújo e Lídia Guedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário